30.7.07

NISARTES Segue em Frente, Depois dos Incêndios



A organização da Feira Internacional de Artes Tradicionais de Nisa garantiu esta noite a continuidade do certame, em total normalidade, nos seus dois dias remanescentes, após um fecho de portas entre as 17h00 e as 00h00 deste Domingo, motivado pela violenta vaga de incêndios que varreu o concelho, naquilo que foi, ao que tudo indica, mais uma operação de fogo posto.

Em comunicado verbal, no palco da NISARTES, a presidente da Câmara de Nisa, Maria Gabriela Tsukamoto, recordou esta noite o drama vivido com os incêndios (que atingiram as portas da vila em várias frentes), agradeceu emocionada o esforço dos bombeiros, das autoridades, dos funcionários da Câmara e da população de Nisa e explicou aos visitantes presentes, após a reabertura do recinto, a necessidade de ter procedido ao fecho de portas do certame, enquanto não estivesse garantida, em absoluto, a segurança dos visitantes e dos expositores.

Havendo a hipótese de cortes de energia e água durante a noite, a organização optou por cancelar os espectáculos deste Domingo, a fim de não comprometer a salubridade do certame e a qualidade técnica dos concertos. Estão já em curso, entretanto, negociações com os Blasted Mechanism e Sam The Kid, no sentido de que estes artistas possam voltar a Nisa com a maior brevidade, para concertos de substituição.

Controlados os incêndios que assolaram o concelho, o programa da NISARTES prossegue normalmente nesta segunda feira, com os The Gift às 23h00 no Palco Principal, seguidos dos Norton, à uma da manhã. A noite de concertos da NISARTES termina com o espectáculo "Tributo aos UHF", a partir das duas da manhã, no Palco 2.

Diariamente e a várias horas, a animação do recinto é assegurada pela companhia de teatro de rua Artelier. Ainda até 31 de Julho, cerca de 180 stands mostram as artes tradicionais de Nisa, de Portugal e do mundo. Onze restaurantes servem almoços e jantares diários e inúmeras tasquinhas abrem portas a partir do fim da tarde.

1 comentário:

diabinho disse...

Garantir a segurança de todos é muito importante. Foi uma excelente decisão da Presidente da Câmara.

Foi uma tarde e noite muito longas... no combate ao incêndio...

Nuno Costa Pereira