Os Blasted Mechanism não foram “criados”, mas “inventados em 1994, como uma banda diferente no espectro musical português. A música é o veículo principal, mas a imagem e a atitude têm sido os factores favoritos de um projecto artístico que se autodefine como “música do mundo tocada por seres de outro mundo”.
Composta por Karkov (voz), Vald’jiu (que para além de guitarrista, toca instrumentos por si inventados, chamados bambuleco e kalachakra), P. Ary (baixo eléctrico), Fred Stone (bateria), Winga (percussão), Zymon (guitarra, cítara, teclas) e ainda Yannick (autor de algumas letras da banda), o grupo, que prefere ocultar os seus nomes verdadeiros, tornou-se conhecido pela forte componente cénica em palco – nas suas actuações ao vivo, os membros disfarçam-se de extraterrestres.
Foi em 1996 que lançaram o seu primeiro EP, “Balayashi”, mas é só em 1999 que a banda edita o seu primeiro álbum – “Plasma”. Estavam já lançadas as bases para um projecto absolutamente original no contexto da música portuguesa, reunindo em harmonia estilos tão díspares como o Dub, Beats, Electrónica, Funk, Acid Jazz e muita fusão.
Em 2002, como prova da sua capacidade de reinvenção, lançam “Mix”, onde as faixas de “Plasma” são remisturadas com efeitos explosivos. “Karkov” (também conhecido como Nadabrovitchka), presente nos dois álbuns, viria a tornar-se num dos temas mais emblemáticos, não só por partilhar o nome com o vocalista, mas porque põe em evidência a característica linguística estranha que confere a originalidade à música dos Blasted Mechanism.
“Namaste” (2003) e “Avatara” (2005), os seus dois trabalhos de consolidação do projecto, rendem-lhes duas nomeações para “Best Portuguese Act” em duas edições consecutivas da MTV Portugal e um Globo de Ouro (SIC), em 2006.
A “Quinta Geração” da banda surge este ano, com o lançamento do quarto álbum de originais: “Sound In Light”, um trabalho subordinado às palavras de ordem “Unite the Tribes”, serve de pretexto para um encontro imediato de 3º grau no palco principal da NISARTES.
29 de Julho
Blasted Mechanism
23 Horas
Palco Principal
Blasted Mechanism
23 Horas
Palco Principal
2ª Parte (1h) - Sam The Kid
Sem comentários:
Enviar um comentário