7.8.07

Artes Tradicionais de Nisa - Para Ouvir

Em tempo de balanços da NISARTES'2007, recordamos que pode ser ouvido na íntegra, aqui e na Internet (clicar na caixa inferior da barra lateral direita), o "Podcast Nisartes" com a mesa redonda preparatória do certame, dedicada às artes tradicionais do concelho.



A iniciativa, gravada para a posteridade e para emissão rádio, teve a moderação do aclamado jornalista Carlos Pinto Coelho e a participação da Presidente da Câmara de Nisa e dos artesãos António Louro (olaria), Pedro Granchinho (enchidos), Dinis Pereira (aplicações de feltro), Antónia Polido (rendas e bordados) e António Manuel Carloto (queijos).



O Sucesso em Números

A NISARTES'2007 registou um total de 40.620 entradas, números oficiais que provam bem a capacidade da iniciativa para galvanizar as populações locais e atraiar visitantes a Nisa, para ver de perto aquilo que o concelho tem de melhor.



A BILHETEIRA DIA-A-DIA
Sexta-Feira, 27 de Julho - 4.850 entradas
Sábado, dia 28 de Julho - 8.100 entradas
Domingo, dia 29 de Julho - 3.600 entradas (NISARTES encerrada cinco horas, por precaução, devido aos incêndios no concelho)
Segunda-Feira, dia 30 de Julho - 6.270 entradas
Terça-Feira, dia 31 de Julho - 11.100 entradas
Quarta-Feira, dia 1 de Agosto - 6.700 entradas (Dia Extra)

2.8.07

Nisa nas "Tardes da Júlia"



Cinha Jardim e Pedro Ramos e Ramos, dois dos "colunáveis" que estiveram de visita ao concelho de Nisa e à NISARTES, falaram esta tarde da sua experiência, no programa da TVI, "As Tardes da Júlia".


Levaram consigo muitas fotos da estada do grupo no concelho...


... estabeleceram Nisa como um destino turístico a par do Algarve...


... e mostraram novamente o seu entusiasmo com as artes tradicionais locais. Não faltou, por isso, a oferta a Júlia Pinheiro: um cesto de verga a preceito, recheado com bolo finto, rebuçados de ovos, queijo de Nisa, mel, aplicações em feltro, barro pedrado, sabonete termal e um vale de tratamentos de bem-estar nas Termas de Nisa...


O sorriso da apresentadora mostra bem o entusiamo com a oferta: conhecedora e amante da região de Nisa e do melhor que esta tem para oferecer, Júlia Pinheiro não escondeu a satisfação... nem a gulodice!



Emoções Fortes



Ladeada pelos vereadores Fátima Moura e João da Costa, a Presidente da Câmara Municipal de Nisa, Mª Gabriela Tsukamoto, não escondeu a emoção nem a alegria pelo sucesso da I edição da NISARTES. Literalmente contra ventos e marés, com um dia de pesadelo devido ao regresso dos incêndios, o sucesso do certame é, ainda assim, claro e inequívoco, com dezenas de milhar de visitantes. Nisa coloca-se, uma vez mais, no mapa do Portugal que não se deixa ficar esquecido!


(Fotografias de António Miranda)

Disparados

Com a área de espectáculos da NISARTES cheia, a abarrotar, os Blasted Mechanism não defraudaram expectativas nem deram descanso aos corpos já aquecidos da assistência...












E os comentários não enganam: um grande concerto!!!


(Fotografias de António Miranda)

O "Kid"

Sam The Kid abriu a noite extra de NISARTES, onde milhares puderam assistir finalmente aos espectáculos cancelados no passado Domingo, devido aos incêndios do concelho. Um concerto a fazer vibrar os milhares de jovens (de todas as idades) que não arredaram pé, até altas horas, do recinto da NISARTES. Pelos caminhos do hip-hop, saltar foi a palavra de ordem!





E porque o público pedia mais...



Sam não se fez rogado em descer do palco...



Nem em deixar o seu autógrafo aos mais novos...


(Fotografias de António Miranda)

1.8.07

Ficar Sem Nada

Com o início da última noite de NISARTES, a preocupação maior do líder dos performers Artelier era acabar com o seu stock de Nada. E porque ainda havia bastante para vender, desta vez o nosso homem conseguiu até a ajuda de uma camioneta...



(Fotografia de António Miranda)

Dia Extra


1 de Agosto - NISARTES em dose suplementar, para abrir portas daqui a pouco...

Para Mais Tarde Recordar

No stand da NISARTES ate ao final da feira - e posteriormente também no Posto de Turismo de Nisa - uma linha de merchandising para usar e relembrar dias de festa, quando o mundo esteve em Nisa.








O Poder da Natureza

Quase aos 100 anos, Domingos Semedo de Matos continua a mostrar o seu trabalho de uma longa vida, na pesquisa do poder curativo de ervas e argilas do concelho de Nisa. E foram muitos (incluindo nós) aqueles que ganharam em vencer a resistência e desconfiança. Porque, de facto, a Natureza funciona. Sem dúvida, um dos stands mais concorridos da NISARTES!










Canta Brasil

Toda a energia do país irmão, no Palco 2, com a Banda Cheiro do Brasil. Quase quase em "fim de festa", pular, cantar e beber caipirinhas foram as "ordens" da noite.



A visita do Homem-Televisão

Quem também não perdeu a oportunidade de visitar a NISARTES foi o Monfortense José Carlos Malato.



Depois de visitar o recinto do certame na companhia da Presidente da Câmara de Nisa, esbanjando sorrisos, autógrafos e conversas, o popular apresentador de televisão dirigiu-se à área de espectáculos, para assistir ao concerto de Tony Carreira.



E no meio da multidão...

... houve um certo homem da TV que não escondeu o entusiasmo...

... nem a amizade de longos anos.


José Carlos Malato seguiu depois para o concerto da Banda Cheiro do Brasil, no Palco 2, onde dançou sem parar, até de madrugada. Energias...

Noite de Enchente

Em dia de quase 10 mil visitantes, o recinto de espectáculos da NISARTES quase foi pequeno para acolher o concerto do último cabeça-de-cartaz, Tony Carreira. Os maiores sucessos da carreira do cantor popular, lado a lado com temas do novo álbum, fizeram as delícias e o entusiasmo de aproximadamente sete mil fãs.










31.7.07

A Festa Continua...


Estranhismos

"Gisela", a mais vistosa máquina-de-cena do colectivo Artelier, impressionou no recinto da NISARTES. Primeiro estranhou-se, depois foi parceira de muitas fotos de família.







Corações de Feltro

E para quem pensa que as artes tradicionais de Nisa são coisa de passado, veja-se uma das formas de mostrar, em aplicações de feltro, sentimentos eternos. Pegas, embrulhos de garrafa, bolsas para telemóveis, peças de roupa, almofadas, toalhas, cortinas, carteiras, mochilas e tudo o mais que se quiser. Basta desafiar as artesãs com as suas ideias específicas. Inovações e tradições também disponíveis para encomenda, através dos contactos ACTIVARTES, na barra lateral direita.

Fácil de Aplaudir

Verdadeiramente incendiários, em quase duas horas de palco, os The Gift arrebataram em euforia as cerca de quatro mil pessoas que encheram a zona de espectáculos da NISARTES - e provaram bem a sua capacidade de conquistar até públicos que menos teriam, em teoria, afinidades com a banda. "Music", "Fácil de Entender" e "Driving You Slow" arrancaram especial aplauso da assistência, com centenas de fãs a aguardar, no fim, o autógrafo e/ou a foto.